terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Balanço lutas e avanços CMP: Eu te adoro 2012!



CMP RJ avanços e conquistas rumo a novas vitórias com o povo brasileiro!


Em 2011 a CMP RJ esteve presente em muitas  lutas e mobilizações no Rio de Janeiro e no Brasil. Participando de ações diretas, de conselhos, de comitês populares  por projetos sociais, campanhas, com entidades aliadas. Foram atividades em diversas frentes:  nas lutas  por moradia apoiando as ocupações como a (Chiquinha Gonzaga onde estamos desde 2003), do Projeto de Moradia Quilombo  da Gamboa entre outras, a defesa das comunidades contra remoções e despejos, em conjunto com outras entidades debatemos os impactos dos  mega-eventos esportivos no Rio, da violência e segurança pública, dos direitos das mulheres, da juventude, contra o racismo, pela soberania nacional na "Campanha Petróleo é Nosso! ", a defesa saúde pública, da economia solidária, dos direitos humanos em defesa de LGBT com a criação do Setorial Estadual LGBT CMP RJ e nossa vitoriosa participação na II Conferência LGBT RJ,  pela democratização das comunicações, o apoio a Venezuela Bolivariana, de Cuba e Palestina Livres. Uma das grandes vitórias do nosso trabalho, foi a CMP RJ ter tido a honra de representar a CMP Brasil no Conselho Nacional LGBT CNCD, criado por decreto do presidente Lula em 2010 e empossado em maio 2011, pela ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos SDH, a CMP foi escolhida com outras 15 entidades da sociedade civil brasileira LGBT, membros do CNCD. Foram muitas vitórias e grandes ações, que  consolidam  o trabalho da CMP RJ, com aliados e parcerias vitoriosas; seja com, sindicatos, governos e entidades sociais e populares. Os desafios são grandes para nossas lutas no Estado do Rio, que esta recebendo grandes investimentos, obras e intervenções urbanas em muitas cidades. A unidade das organizações populares é fundamental para que possamos avançar em defesa dos direitos das populações. Cobrar dos governos, transparências nos gastos, respeito às comunidades, da execução de projetos sociais, com  controle social dos mega eventos esportivos na cidades, através do Conselho Estadual das Cidades e nos municípios. Temas que exigem estudo, parcerias com universidades, entidades sociais, para capacitação em acompanhamento das organizações populares, dos mega projetos, e  em áreas como moradia popular, cultura, educação, transporte, proteção ao ambiente, saúde, emprego e economia solidária.  
O ano de 2011 foi de tragédias naturais como na região serrana , com mais de 1000 mortes e desaperecidos, milhares de desabrigados no estado  Rio de Janeiro, uma tragédia anunciada;  falta de planejamento urbano,  falta de controle social e participação ( Conselhos das Cidades), a especulação que pressiona os pobres a morarem em áreas de riscos, sem apoio em projetos de moradia pelos governos.   Exige-se a implantação de sistemas de monitoramento e emergência, Serviço Estadual de Geologia, e aparelhamento das defesas civis. A crise mundial nos países centrais abalou mercados, e as pressões levaram a um contigenciamento do orçamento no Brasil o que deixou projetos sociais sob risco. Nossa luta é garantir que os investimentos sociais continuem, com obras públicas, em ações nas comunidades, como, moradia popular, água, esgoto, ações sociais e de infraestrutura nas cidades.

Agora é avançar cada vez mais na defesa dos direitos das comunidades, de direitos para  LGBT, contra a Homofobia e o Racismo, pontos de nossa mobilização estadual no Rio de Janeiro. Vamos rumo ao nosso Encontro Estadual preparando Encontro Nacional da CMP Brasil.

Um grande vitória foi o fim do processo contra o Companheiro Gegê, perseguido por dez anos pela justiça e goversnos de São Paulo, uma grande vitória das mobilizações e campanhas em defesa de Gegê e contra a criminalização dos Movimentos Sociais.
Valeu Gegê!

Felicitamos a Direção Nacional e Estadual da CMP, Boa Luta!

Um feliz ano novo, aos lutadores por direitos em 2012, boas lutas, muita paz saúde e felicidades para suas famílias!

Central de Movimentos Populares Rio de Janeiro
CMP RJ seção da CMP Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário