domingo, 10 de abril de 2011

Gegê Livre link TVT e mensagem do Ceará



GEGÊ LIVRE!
Enviamos abaixo link da TVT sobre o processo de Gegê, encerrado esta semana com uma vitoriosa absolvição. Esta vitória foi da mobilização social no Brasil, da CMP, CUT, militantes e amigos das lutas populares e que neste processo estiveram junto contra a perseguição política.
Em um processo de criminalização e perseguição política contra os movimentos populares, Gegê esteve nove anos sofrendo esta perseguição. Um abraço a todos(as) e forças e firmeza em nossas lutas, ainda temos centenas de perseguidos e atacados pelos poderes de estado e da justiça.


http://www.tvt.org.br/portal/watch.php?id=4468&category=180


A CMP RJ esteve presente no julgamento em São Paulo, junto com outras delegações de solidariedade.


Mensagem enviada pela comitiva de solidariedade do Ceará, para CMP RJ que publicamos na integra


Valeu CMP Brasil 


"Gegê Livre!": 

Vitória dos movimentos sociais: Gegê é absolvido em julgamento histórico. 


Representação cearense também esteve no plenário 4 do Fórum Criminal da Barra Funda/São Paulo, nos dias 4 e 5 de abril, datas inesquecíveis para o movimentos populares. 

Neste dois dias ocorreu o julgamento de Luiz Gonzaga da Silva (Gegê) líder do MMC (Movimento de Moradia no Centro/SP), além de reconhecida liderança dos movimentos sociais pela moradia em nivel nacional.

Gegê vinha sofrendo há cerca de 9 nove anos as acusações injustas de ser o mandante de homicídio e a consequente facilitação da fuga dos assassinos. Os fatos ocorreram em 18 de agosto de 2002 e daquele dia até o dia 5 de abril de 2011, Gegê não mais teve sossego.

A comitiva cearense que se deslocou até à capital paulista era composta por 5 pessoas, sendo 4 da CMP (Central de Movimentos Populares) e um do movimento sindical, representando o Sindeletro (ww.sindeletro.org.br - Sindicato dos Eletricitários do Ceará).

O julgamento foi marcado por momentos de muita expectativa. Cada testemunha que era convocada a depor era uma preocupação a mais. O momento mais tenso foi quando do depoimento do Jorge Leal do Movimento de Moradia dos Trabalhadores Individuais(MMTI) cujo ódio ao Gegê era perceptível em cada frase pronunciada.

O Hélio (Carroceiro) com aquela estória que o alemão foi peitado pelo Gegê para assassiná-lo, parecia mais uma peça de ficção, fato que deixou bem clara a impressão de que era mais um falso instrumento na tentativa de jogarem a pá-de-cal no sepultamento da vida militante do Gegê. 

A estória do Alemão, contada pelo Hélio, parece ter baixado de paraquedas oriunda das mais intrincadas tramas das páginas "agathachristieanas". Pura ficção de terceira, neste caso!

O Raimundo Nonato e a Maria dos Reis de Sousa (irmão e esposa da vítima) pareciam as duas testemunhas-chave dessa mirabolante estória que passará para a história dos movimentos sociais como a mais torpe invencionice oriunda de mentes tomadas pela desejo mórbido de incriminar alguém, fruto do ciúme, da inveja e da incompetência para gerir as suas próprias vidas, que dirá a vida de centenas de pessoas que lutam "pelo resgate da cidadania e da dignidade" como tanto enfatizou Gegê durante sua oitiva. 

O Jorge Leal, presidente do risível MMTI durante oito anos, parece ser o calculista mentor de toda essa trama.

Mas é isso. O promotor Roberto Tardeli, foi brilhante. O defensor, Guilherme Madi, um jovem advogado convencido da inocência de Gegê, foi de uma competência exemplar. Queria a absolvição do réu porque este é inocente, e conseguiu.

E finalmente a certeza de que os movimentos sociais estão de parabéns. O Gegê foi inocentado e a justiça dos homens prevaleceu para corroborar que a justiça divina é soberana e poderá até demorar, mas não falha. 

Parabéns Gegê, parabéns a todos(as) que estivemos no Fórum da Barra Funda nestes memoráveis 4 e 5 de abril de 2011. Parabéns aos Movimentos Sociais e Populares por ganharmos mais esta batalha. Foi bom demais e nós estamos felizes por termos assegurados a condição e o direito de que LUTAR NÃO É CRIME.

Abraço,
Geraldo Sales | Juazeiro do Norte|Ce.



CMP RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário