quinta-feira, 27 de maio de 2010

Vitoriosa a 1 ª Marcha Nacional LGBT - CMP contra a Homofobia





1ª Marcha Nacional contra a Homofobia aconteceu em Brasília no último dia 19 de Maio.

Aberta por uma coluna de militantes e lideranças Travestis, que emocionou a todos os presentes. Um dia de sol forte e de luta, nós caminhamos pela esplanda onde militantes LGBTs de muitos estados do Brasil se concentraram na Catedral de Brasília, e sair em passeata para denunciar a Homofobia e o preconceito e pelos direitos humanos. Organizada pelas ABGLT, Ongs  e entidades de todos o Brasil a Marcha teve a participação de mais de 10.000 pessoas, que tomaram a esplanada dos ministérios com muito colorido. 

Na defesa dos LGBTs recebemos apoio de vários movimentos sociais, sindicatos, centrias sindicais CUT, CONLUTAS, CTB, entidades estudantis UBES e UNE e ANEL, partidos como PT, PC do B, PSB, PDT, PSOL, deputados(as) e senadores(as), representantes de programas e secretarias que dão apoio aos projetos de cidadania para LGBTs nos governo federal , estaduais e municipais,  Igrejas e religiosos que são contra a Homofobia, além de vereadores(as),  militantes, mães, amigos de Gays Lésbicas Travestis e Trangeneros, e Bissexuais todos contra a Homofobia e os crimes de ódio, denunciando a preseguição reacionária de Lideranças de Igrejas Fundamentalistas, por direitos iguais e pela cidadania para todos (as) LGBTs.




A esplanada  se coloriu, com amor liberdade e alegria, dos jovens, travestis, de históricos ativistas, e novos com bandeiras do arco iris, faixas de suas delegações, cartazes pedindo o fim da homofbia, pela União Civil, pelo direito de adoção, e o PL 122/06, com suas bandeiras dos estados,  música e alegria.
Mas também na lembrança dos mortos e desaparcidos do ódio e do terror contra LGBTs, os nomes de companheiros (as) Gays, Lésbicas e Travestis, brutalmente assassinados foram lembrados. O  Brasil  é o campeão em assassinatos de Gays no Mundo.
Durante a Marcha muitas lideranças fizeram intervenções com as reivindicações do movimento LGBT,  recebemos apoio dos movimentos sociais e dos parlamentares e aliados presentes em falas até o Congresso Nacional onde se encerrou  a marcha com a belíssima voz de Jane de Castro (RJ) que cantou o Hino Nacional.

Esta foi a 1ª Marcha mas nós em 2011 estaremos novamente ocupando as ruas de Brasília na defesa dos direitos LGBTs sem tréguas queremos respeito e cidadania como a execução de políticas públicas  na saúde e na defesa de direitos da população LGBTTs pela imediata aprovação do PL 122/06 que criminaliza a Homofobia , pela União Civil, pelo reconhecimento ao nome social de LGBTTs, do direito de adoção.



 
Precedido da Marcha atividades aconteceram em Brasília promovidas pelos fóruns de juventude, como seminário  na UNB.
No Congresso Nacional o VII Seminários de direitos LGBTs, com a presença de lideranças e ativistas de too o Brasil. Em breve relatarei as discussões do seminário, que teve mesas e debates para avançar nossas lutas.  

  
Pela Construção do Setorial LGBT da CMP
A CMP esteve presente na marcha com sua bandeira e ativistas LGBTs da Central na luta contra a Homofobia. Em nome da central fiz uma saudação e denunciei a perseguição do companheiro Gegê coordenador geral da CMP (perseguido polítíco do governo do PSDB e da Justiça de São Paulo), e o assassinato de Alari Soares em Maricá no Rio de Janeiro, torturado um dos muitos cirmes homofóbico no Brasil.  Vamos agora nos estados nas base da CMP construir o diálogo nas entidades populares de luta, construir a coordenação nacional LGBT Popular. Defendemos a construção do Setorial LGBT da CMP, que se tornou uma é uma exigência  política importante para a consolidação da unidade de ação dos movimentos populares com as lutas e entidades na defesa dos LGBTs no Brasil e no Mundo.

Na reunião nacional da CMP em São Paulo, sábado 29 de maio enviarei carta a direção nacional na defesa da construção do pré Setorial LGBT da CMP.


Saudações, até as paradas LGBTs em todo os estados um abraço a todos (as)!

Carlos Alves
Coordenador Setorial de Saúde da CMP Brasil
GT de Saúde e LGBT do estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário