quinta-feira, 27 de maio de 2010

CMP na 4ª Conferência das Cidades RJ - CMP RJ protesta contra golpes

Crise na Conferência Estadual das Cidades

A CMP Brasil, em anos de lutas pela reforma urbana,  estamos na construção de um processo de participação popular  leis como o estatuto das cidades. Com as lutas por moradia popular se ampliando  apressão social fez que o governo Lula convoque  graças as jornadas e mobilizaçãoes dos movimentos populares a Conferência das Cidades em 2003. A conferência é espaço onde se afirmam as reivindicações dos movimentos sociais pela reforma urbana popular. Mas durante estes anos os espaços das conferências tem se burocratizado e o  embate polítíco foi ficando cada vez mais difícil as lutas.

No Rio em 2010 estavamos na construção de mais um processo de Conferências. Desde a etapa do município do Rio de Janeiro setores golpistas dentro do movimento popular tentaram dividir nossas lutas e movimentos. E enfim conseguiram. Na Conferência Estadual os reflexos da crise da etapa Municipal Rio teve um direto impacto nos debates dos movimentos populares pela delagações nacionais . Com muitas tentativas a CMP e outras entidades tentaram impedir a crise e criar soluções democráticas para resolver impasses e polêmicas com diálogo Evitar o desgaste da etapa Cidade do Rio. Mas as manobras e confusões  impediram um acordo. No domingo dia 23 de maio na plenária de encerramento da Conferência, que  após dois dias de trabalho debateu a crise da reforma urbana no estado, a crise dos movimento popular se impôs a plenária final. Com uma questão de ordem a mesa os mesmo setores de confusão e divisão do movimento  conseguiram tomar a mesa para impor sua vontade na delagação popular do Rio a Conferência Nacional. Diante de mais este golpe de força a  CMP, MNLM e União de Luta por Moradia Popular  e outros delegados (as) independentes, retiraram suas delegações da plenária.

A CMP apresentou recurso ao CNC Conselho Nacional das Cidades nas reuniões de 24 e 25 de Maio, de invalidação da Etapa Rio de Janeiro já que foi rompida qualquer acordo em defesa da democracia pela Coordenação Estadual que em maioria apoiou o golpe da noite de domingo.

A etapa do estado do Rio de Janeiro pode não ser validada.

Lamentamos esta crise que nos divide em um momento de grandes projetos em nossas cidades, a quem interressa estas manobras.


 Publicaremos aqui o Relatório de Cláudio  da União sobre a crise na Conferência do Rio de janeiro no BLOG da CMP.


Redação popular Blog CMP RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário