quarta-feira, 7 de abril de 2010

Oficina de saúde no FSU da Assembléia Popular e FAM Rio

Foi realizada no dia 26 de Março no Fórum Social Urbano a Oficina de saúde " A Lua Contra a Privatização da saúde no Rio". Com as presenças do Vereador Paulo Pinheiro de Romano do Sindicato dos Médicos e Mariléia do Movimento de Luta em defesa do Iaserj e Afonso Magalhães da CMP Brasil de Brasília ex membro do Conselho Nacional de Saúde e mediada por Carlos Alves Diretor de saúde FAM Rio, GT LGBT da CMP RJ militante da Assembléia Popular.
Foram debatidos as várias situações da crise na saúde da cidade, as propostas neoliberais de privatização e entrega dos serviços de saúde a grupos privados através das OS ( Organizações Sociais entrega de postos de saúde e do PSF a falsas ONGs na verdade empresas) aprovadas pela Câmara do Rio em 2009. O vereador Paulo Pinheiro analisou que as OS e outras formas de entrega da saúde da cidade e do estado para grupos privadas , que nenhum dos grupos “habilitados” cumpre a legislação do SUS, a lei das licitações entre outras, e as próprias leis que os criaram. Abordou com preocupação que estes instrumentos usados como solução para a melhora do sistema de saúde, não tem atingido as metas mínimas como são alardeados pelos governos ( cidade do rio e estado). A fórmula do governo tem sido a privatização de laboratórios e almoxarifados, entrega de centros médicos e hospitais para grupos privados, e o fechamento de unidades o sucateamento dos serviços, não pagamento de profissionais bem como sua precarização e hospitais estaduais, não atendendo a crescente demanda no estado causando um caos na rede. Romano debateu estes temas analisando que existe uma avanço dos grupos da saúde privada contra o SUS, pois eles não teriam mais margem e por isto o interesse no SUS. Apresentou proposta que devemos defender um sistema SUS 100% estatal como solução para a crise, já que segundo ele mais de 30% população do Rio esta coberta pelos planos privados. Analisou ainda precarização de profissionais da saúde. Companheira Marilea do IASERJ falou sobre a luta em defesa do Instituto e de como o governo do estado desconhecendo a legislação dos servidores em acordo com o INCA pretende demolir a sede do IASERJ entregando o terreno ao INCA, um flagrante desrespeito aos servidores do estado do RJ. Denunciou que a história do instituto esta sendo destruída sem os servidores serem ouvidos. Afonso da CMP Brasil membro da Coordenação nacional falou sobre sua experiência no Conselho Nacional de Saúde, onde sempre procurou construir com os movimentos uma agenda de lutas e defesa do SUS, deu informes das importantes mobilizações nas regiões do Brasil pelo SUS, e de como a CMP constrói as lutas e os debates sobre a saúde. Carlos Alves deu exemplos da luta contra a privatização do SUS, e na cidade as OS uma ameaça contra o SUS, o que exige de todos uma mobilização e formação militante em plenárias. Unindo movimentos para barrar as várias tentativas de entrega a falsas ONGs os serviços de saúde no Rio. E destacou a importância de pressionar os conselhos de saúde com as entidades de defesa do SUS para denunciar estes e outros planos. O debate mostrou que devemos aprofundar este tema junto a população, com campanhas, na denúncia destes ataques ao SUS, na cidade com as entidades de bairro os sindicatos e mios alternativos de comunicação para em atividades públicas repliquemos no Brasil nossas lutas na defesa do SUS público e universal.
Participaram do debate com intervenções, militantes e ativistas como companheiros(as) Mariangela, Diva da AP RJ, Márcia da FAM Rio, companheira da CMP de Sergipe, entre outros dando exemplos de luta e contribuindo para a discussão democrática do tema. Apontou-se que no debate da reforma urbana e da cidade a questão da saúde é fundamental, pois os grandes planos de internacionalização da cidade como (porto maravilha ) e outros são a face da mesma moeda do capital de entrega a grupos econômicos da saúde pública. O Vereador Reimont (PT) de passagem pelo FSU fez uma saudação a oficina, na defesa do SUS, ele foi um dos 11 vereadores como Paulo Pinheiro que votaram contra as OS em 2009 .
Aprovamos Moções em defesa da regulamentação dos Médicos Brasileiros que se formaram na ELAM em Cuba, Contra a destruição do IASERJ, Contra as OS no Rio e pela campanha pelo SUS como Patrimônio Universal.
Continuaremos em outra nota sobre a Oficina e as fotos em breve colocaremos em nosso Blog.

Continuaremos este debte sobre a saúde no Rio.

Saudações em defesa do SUS

CMP RIO
GT de saúde e LGBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário