quarta-feira, 14 de abril de 2010

CMP apoia resolução do CEC - Conselho Estadual das Cidades RJ sobre despejos e remoções


A tragédia anunciada de abril de 2010 - e a exigência de uma Reforma Urbana e popular

A CMP RJ entende que a crise habitacional do Rio exige uma verdadeira reforma urbana. A atual tragédia que se abate sobre nosso estado causando dor em milhares de famílias mostra que a culpa não é só das chuvas do Rio de Janeiro que até agora causaram mais de 250 mortos.
Um "Tsunami" como alguns governantes tentam convencer a população, sem assumir suas responsabilidades pois deixaram milhares de pessoas em condições inseguras e sub-humanas. Culpar as chuvas é não debater a tragédia mais do que anunciada.
Sem a reforma urbana preconizada pelo estatuto da cidade e nadeira de luta da CMP e outras entidades nacionais não teremos com condições seguras para os trabalhadores das cidades do estado do Rio. É urgente que as novas habitações ofereçam transporte, saúde, educação e saneamento. A solução não esta em uma nova onda de despejos contra as comunidades de favela como nos anos 60, empurrando-as para longe do trabalho, das famílias e amigos e sua cultura social. Muitos governantes têm aplicado um modelo de apartheid social como fez o governo de Carlos Lacerda financiado pela CIA e agências dos EUA contra o governo Jango.

A CMP foi uma das promotoras da resolução do Conselho Estadual das Cidades de 13 de abril que exige que os processos de despejos organizados pela prefeitura e o estado em áreas de risco a a partir dos laudos da Geo Rio e defesa civil sejam acopanhados por associações locais, entidades da sociedade civil, o Ministério Público, a Defensoria do Estado, o Crea RJ tendo toda a transparência no apoio as famílias e nas soluções de moradia provisória para as vítimas.

Apoiamos as comunidades em sua luta pelo direito a moradia segura com políticas públicas de habitação e do estatuto da cidades, com participação popular, sem deslocamentos forçados e remoções violentas.
No recente Fórum Social Urbano FSU Março de 2010 no Rio para lelo ao Fórum do Habitat da ONU, as entidades e movimentos sociais debateram as questões de habitação no mundo, onde se rejeitou o modelo de mega projetos do Banco Mundial e empresas onde as comunidades não são prioridade para a especulação.


Em defesa das comunidades , no apoio as vítimas!!

CMP RJ


postaremos a resolução do CEC de 13 de Abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário