sábado, 13 de outubro de 2012

O mundo deveria ouvir o Brasil

  
Reeditamos o artigo do amigo Douglas Oliveria direto do Face, ele traz um tema importante, em tempos de recessão onde o velho continente os EUA e Japão se rendem  política de ajuste do FMI que só beneficia os bancos em detrimento dos povos. E o Brasil vive outro momento, com corte de juros, emprego e combate a miria. Este é o caminho: o desenvolvimento, com justiça social e combate a pobreza, e integração soberana livre dos especuladores.

Dilma nas duas vezes que abriu a sessão na ONU vem criticando as medidas dos países de primeiro mundo assolados pela crise econômica de arrocho fiscal. Empobrecer a população com corte de gastos públicos pra injetar dinheiro no sistema financeiro não será a saída para a crise, muito pelo contrário, aprofunda a crise, pois o sistema financeiro mundial não tem um olhar humano para sua sociedade. O Sistema financeiro, ou a economia livre buscarão rentabilidade em países que tem taxas de juros atrativas que lhe rendam lucros, procuram países emergentes, sobretudo o Brasil em nosso sistema financeiro, injetando dólares na nossa economia, valorizando a nossa moeda. Valorizando a moeda de países emergente, entende se que aumentaram capacidade compra da classe m
édia dos países emergente, que compraram produtos e serviços importados dos países do primeiro mundo.


Países do primeiro mundo ainda teimando no sistema neoliberal selvagem querem que países como Brasil, China, Índia os resgatem da crise, sem que se tenham compromissos internos com o social.


Agora a pergunta que fica pra nessa lógica perversa do capital:

O Brasil junto com os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) terá uma linha protecionista em sobretaxar os produtos dos países de primeiro mundo pra proteger a nossa economia e os nossos empregos e em contrapartida contribuir para o aumento da crise de empregos nesses países de primeiro mundo? Ou abrirão a sua economia para o primeiro mundo comprando todos os seus produtos dizimando os nossos empregos?


Creio que a segunda opção irá transferir a crise dos países dos países de primeiro mundo irá se migrar para os países emergentes, porém a primeira opção poderia também levar o os países emergentes para a crise econômica, já que se formos protecionistas, protecionistas serão conosco.

A decisão cabe à humildade dos países de primeiro mundo em aprender com o Brasil, com a Dilma, que a solução da crise econômica não está na confiança cega dos senhores do universo da economia mundial e o seu sistema financeiro, a solução pra saída da crise passa por mudança de valores e pela valorização de suas sociedades, investimento social, contem com o seu povo pra saírem da miséria.

O Brasil com Lula aprendeu a lição, quando rompeu com cartilha seguida à risca pelo ex presidente Fernando Henrique Cardoso nos anos neoliberais do Brasil nos anos 90 quando vivíamos em crise.


Lula e Dilma Roussef transformaram o Brasil na superpotência mundial quando o quesito é tirar pessoas da miséria, e a maior crise econômica desde 29 foram capazes de reduzir essa trajetória de queda da pobreza. Está na hora do mundo ouvir os países emergentes como Brasil, já que contam com esses países para saída da crise. Aprendam com Lula, aprendam com a Dilma, parem de empobrecer suas sociedades, país rico é país desenvolvido!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário