domingo, 21 de outubro de 2012

Museu do Índio, ao lado do Maracanã, RJ esta ameaçado de demolição


fifa que destruir a cultura indidigena em no me do futebol
 

O Governador do estado anunciou que vai demolir o Museu do Índio, segundo  porque é uma exigência da FIFA. Mas segundo o  JB Digital mostra que a FIFA em documento enviado à Defensoria Pública da União afirma que jamais pediu a demolição do museu.

Mas leiam a declaração do Governador Cabral:

"O Museu do Índio, perto do Maracanã, será demolido. Vai virar uma área de mobilidade e de circulação de pessoas. É uma exigência da Fifa e do Comitê Organizador Local. Viva a democracia, mas o prédio não tem qualquer valor histórico, não é tombado por ninguém. Vamos derrubar".



Até o INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico) defende o tombamento do Museu do Índio, onde vivem hoje cerca de 20 indígenas de diferentes etnias. O prédio tem mais de 100 anos. O  INEPAC em ofício à Defensoria Pública da União informa que o tombamento não foi adiante porque "não houve prosseguimento nas esferas superiores" (leia-se governo do estado).

Para quem não sabe o Museu do Índico foi criado pelo saudoso Darcy Ribeiro. E correo o risco de ir abaixo, sem nenhuma necessidade, apenas para atender interesses comerciais, para transformar a área num estacionamento que será explorado por uma empresa privada.

 

Hoje no local o grupo de indígenas, é a Aldeia Maracanã que promove ações culturais, e divulga a história de suas culturas, para impedir sua demolição do prédio e preservar o espaço, que tem recebido escolas e grupos que apoiam a aldeia instalada ali.

Vamos levantar  a voz e mobilizar para defender o patrimônio cultural brasileiro, o legado de Darcy Ribeiro! Rio cidade Patrimônio cultural mundial.

3 comentários:

  1. Fazer copa no Brasil é o mesmo que comprar uma tv de plasma numa casa sem estante, cômoda ou mesa, assitir no chão. País ridículo, que não se enxerga.

    Marcel - Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  2. Esse prédio está caindo sozinho, é um local que nem está aberto à visitação normal de um museu que se preze. Por quê não fizeram campanhas pela reforma e preservação em outras épocas, quando não se falava em copa do mundo?

    ResponderExcluir
  3. Acho que esse museu preserva a história dos nossos antepassados indígenas!

    ResponderExcluir