sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Paraty, RJ: caiçaras vencem especulação imobiliária

A CMP RJ saúda a resistência contra a especulação. Uma Vitória de determinação e garra  em defesa de sua cultura, da  comunidade! 
Viva os compas da Praia Martim de Sá em Paraty RJ, Parabéns!
E-mail
Patrick Granja de a Nova Democracia   
http://www.anovademocracia.com.br/93/07c.jpg
Manuel dos Remédios chora ao chegar ao TJ-RJ e ver milhares de pessoas apoaindo a sua luta
Após 14 anos de batalha judicial, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro reconheceu em segunda instância o direito de permanência de uma família de pescadores na praia de Martim de Sá, na região da Costa Verde, litoral sul do Rio de Janeiro. A família vive no local há seis gerações — quatro delas ainda vivas — e estava sendo ameaçada por um grupo de especuladores e empresários do setor hoteleiro interessados em construir um resort no local.
Quando chegou à entrada do TJ no dia 12 de junho, o líder da família caiçara, Manuel dos Remédios, emocionou-se ao se deparar com centenas de pessoas que foram ao local para apoiá-lo.
Um mês depois, a reportagem de AND fez a longa jornada até a praia de Martim de Sá, para conversar com Manuel, conhecido pelos pescadores e frequentadores da região como Seu Maneco. Para chegar ao local, nossa equipe viajou quatro horas de carro, três de barco, além de duas horas de trilha.
Em Martim de Sá, Seu Maneco mostrou o estilo de vida caiçara, a pesca de pitus, a pesca com caniço à beira-mar, além das hortas e criações de patos e galinhas que existem no local e que alimentam a sua família.

De A Nova Democracia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário