sábado, 30 de junho de 2012

CMP teve vitoriosa participação na Cúpula dos Povos



Entrada da Cúpula dos Povos Aterro do Flamengo , Rio de Janeiro







Com mais de 400 militantes ativistas e aliados a CMP Brasil esteve presente no Rio de Janeiro, das atividades e ações, com várias delegações para participarem da Cúpula dos Povos, evento paralelo da Rio + 20 no Aterro do Flamengo (Rio, RJ) nos dias 15 a 23 de junho. A cidade estava vermelha, com nossas bandeiras e a militância popular nas tendas e no alojamento do Terra Livre na Apoteose do Samba (Rio, RJ). A Cúpula mesmo com suas limitações, apontou que em seus dias de trabalho em oficinas, debates, temas gerais e específicos que vamos continuar nos organizando e debatendo ações globais pela terra e pelos povos. Nós da CMP estivemos presentes nestes debates e apresentamos nossas experiências de lutas; por moradia popular, direitos das mulheres, reforma urbana, direitos humanos de LGBT no Brasil. Em vista de solidariedade na Vila Autódromo Rio de Janeiro no dia 20 de junho, a militância das várias delegações da CMP e de outros movimentos sociais, denunciou os despejos,  resultados das obras de eventos esportivos e de barragens. Queremos participação popular das comunidades atingidas, contra as violações e remoções. Os dias da Cúpula vão ficar na história da cidade do Rio de Janeiro e dos movimentos sociais, que aqui vieram em trocas e  pela paz e pela vida por direitos. E do Rio os movimentos sociais fazem um chamado ao mundo na Marcha dos Povos; parem de destruir o planeta e as vidas! Por uma lógica humanista e dos povos, inversa da pregação de lucros da "economia verde" do capital. Esta é o atraso dos textos finais da conferência oficial.  Todos e Todas contra a destruição do meio ambiente, e dos grupos e transnacionais, do FMI e Banco Mundial. Contra  a privatização de recursos naturais, como a Água, defesa dos povos indígenas e de suas terras, dos quilombolas e das religiões de matriz africana, contra as barragens e os venenos na agricultura, pela reforma agrária, a reforma urbana, defesa dos direitos trabalhistas e contra a desregulamentação, em defesa das Mulheres pelos seus direitos sexuais e reprodutivos (um dos muitos temas retirados da declaração oficial da Conferência da ONU Ri+ 20), pelos direitos das Lésbicas, Gays e Travestis LGBTTs - por liberdade contra a violência, contra os despejos e ataques as comunidades  e povos tradicionais, das favelas do mundo, dos diretos das crianças e da da juventude, contra as Guerras pela Paz e a soberania dos povos em especial Cuba e Palestina. Nós da CMP estaremos em nossas mobilizações seguindo esta plataforma universal de lutas, por um desenvolvimento que respeite os povos e e seus direitos sociais. 

E os Nomes de muitas tendas no Aterro do Flamengo - Rio: Olga Benário, Chico Mendes, Padre Josimo, Mercedes Sosa, Patrice Lumumba, Rosa Luxembrugo entre outr@s heróis de nossos povos e lutas!

Destacamos: a Marcha das Mulheres, Atos contra as barragens, Tenda Azul, Manifesto LGBT contra a Homofobia, Luta pela reforma Agrária e pela Terra, Luta por habitação, Ato em defesa dos Povos da América Latina, Ato Denuncia do Levante contra os torturadores na Urca, Contra a mercantilização e o FMI, Tenda da Agenda 21, Economia Solidária, Tenda dos Catadores, Amazônia, Povos Indígenas, Quilombolas, Tenda Religiões de Matriz Africana - Homenagem Mãe Beata, Carta Final da Cúpula dos Povos.



Viva Chico Mendes! 

Obrigado Militância  Popular da CMP Brasil, obrigado Planeta Terra!

Na luta dos povos! Globalizar a esperança e a Paz!

CMP  

Nenhum comentário:

Postar um comentário