segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Viva Zumbi! Homenagem ao 20 de Novembro dia da Consciência Negra, aos negros e negras a poesia de Solano Trindade

]


 VIVA ZUMBI VIVA O 20 DE NOVEMBRO !

O Grande Poeta do Povo, Negro, militante Solano Trindade




SOU NEGRO

A Dione Silva
Sou Negro
meus avós foram queimados
pelo sol da África
minh'alma recebeu o batismo dos tambores atabaques, gonguês e agogôs
Contaram-me que meus avós
vieram de Loanda
como mercadoria de baixo preço plantaram cana pro senhor do engenho novo
e fundaram o primeiro Maracatu.
Depois meu avô brigou como um danado nas terras de Zumbi
Era valente como quê
Na capoeira ou na faca
escreveu não leu
o pau comeu
Não foi um pai João
humilde e manso
Mesmo vovó não foi de brincadeira
Na guerra dos Malês
ela se destacou
Na minh'alma ficou
o samba
o batuque
o bamboleio
e o desejo de libertação...








Olorum ÈKE


Olorum Ekê
Olorum Ekê 
Eu sou poeta do povo 
Olorum Ekê

A minha bandeira 
É de cor de sangue
Olorum Ekê 
Olorum Ekê 
Da cor da revolução 
Olorum Ekê

Meus avós foram escravos 
Olorum Ekê 



Olorum Ekê 
Eu ainda escravo sou 
Olorum Ekê 
Olorum Ekê 
Os meus filhos não serão 
Olorum Ekê 
Olorum Ekê




CONVERSA

- Eita negro!
quem foi que disse
que a gente não é gente?
quem foi esse demente,
se tem olhos não vê...

- Que foi que fizeste mano
pra tanto falar assim?
- Plantei os canaviais do nordeste

- E tu, mano, o que fizeste?
Eu plantei algodão
nos campos do sul
pros homens de sangue azul 
que pagavam o meu trabalho 
com surra de cipó-pau.

- Basta, mano, 
pra eu não chorar,
E tu, Ana,
Conta-me tua vida,
Na senzala, no terreiro

- Eu...
cantei embolada, 
pra sinhá dormir, 
fiz tranças nela, 
pra sinhá sair,
tomando cachaça, 
servi de amor,
dancei no terreiro,
pra sinhozinho,
apanhei surras grandes, 
sem mal eu fazer. 

Eita! quanta coisa
tu tens pra contar...
não conta mais nada, 
pra eu não chorar -

E tu, Manoel,
que andaste a fazer
- Eu sempre fui malandro
Ó tia Maria,
gostava de terreiro,
como ninguém, 
subi para o morro,
fiz sambas bonitos,
conquistei as mulatas
bonitas de lá...

Eita negro!
- Quem foi que disse
que a gente não é gente?
Quem foi esse demente,
se tem olhos não vê.


Dia da Consciência Negra 

Viva o herói  Zumbi!



Nenhum comentário:

Postar um comentário