terça-feira, 31 de maio de 2011

Maio com vitórias e lutas e retrocesso para LGBT

Maio de Vitórias, lutas e retrocessos para lutas LGBT


Dia 5 de maio o STF Aprova União Homoafetiva
Dia 16 de Maio Lançamento do Rio sem Homofobia no Rio de Janeiro
Dia 17 de Maio Seminário Nacional LGBT na Câmara Federal
Dia 18 de Maio II Marcha Nacional Contra a Homofobia  em Brasília 
Dias 19 e 20 de Maio Reunião Conselho Nacional LGBT 
Dia 25 de Maio pressões fazem governo retirar o KIT escola Sem Homofobia 




      II Marcha Nacional contra a Homofobia em 18 de maio Brasil     
               CMP esteve na marcha                                   




Atividades LGBT em Maio
Em Maio o movimento LGBT teve várias vitórias e retrocessos. Em 5 de Maio o STF aprova a união homoafetiva fazendo justiça para milhões de cidadãos  que não tinham direitos. 
No dia 16 de Maio no Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral lançou o programa Rio Sem Homofobia, uma séria de ações em vários meios de comunicação, sendo o maior programa de combate ao preconceito lançado no Brasil por um governo. O programa foi lançado em Nova Iguaçu, Niterói, Mesquita, Teresópolis, Friburgo, Complexo do Alemão, em outras cidades do estado.  
Em 17 de Maio um grande seminário nacional no Congresso Nacional debateu os desafios das políticas públicas para LGBT. Com a participação de entidades e militantes LGBT de todo o Brasil , foi emocionante o depoimento de Angélica, mãe do jovem Alexandre Ivo assassinado em São Gonçalo em 2010. Dia 18 de Maio a esplanada foi tomada por milhares de ativistas, militantes, aliados, parlamentares e sindicalistas na defesa da vida pela PAZ e contra a homofobia, pela aprovação do PL 122, cerca de cinco mil pessoas coloriram em passeata e exigiram a punição dos crimes, na defesa de  políticas para o combate aos crimes de ódio e intolerância religiosa.   
O ato se encerrou diante do Congresso Nacional, onde  se exigiu a aprovação do PL 122 que criminaliza a homofobia, após os ativistas vindos de todo o Brasil em caravanas, cercaram o STF em abraço de agradecimento pela aprovação das Adins, sobre a união homoafetiva que o plenário do STF aprovou  em 5 de Maio. 

CMP nas Comissões do Conselho Nacional LGBT
Em 19 e 20 de Maio foram realizadas a segunda reunião do Conselho Nacional LGBT na SDH (Secretaria de Direitos Humanos). A reunião debateu as comissões temáticas, e a organização da II Conferência Nacional LGBT em dezembro de 2011. CMP Brasil que é titular no CN LGBT, foi eleita como membro da comissão temática de Combate a Violência contra LGBT, que vai apurar os ataques e denucnias de violência e assassinatos no Brasil. també, estamos na comissão de mobilização da Conferência Nacinal LGBT. A Próxima reunião do CN LGBT será em São Paulo em 22 de Junho de 2011.

Retrocesso no Brasil com suspensão do KIT escola sem Homofobia
Mas o mês de Maio não foi só de festa e alegria em nossas lutas, a pressão da bancada evangélica em pressão reacionária, fez  um retrocesso no governo federal, que suspendeu o KIT  Escola Sem Homofobia, política pública que seria distribuída pelo MEC, o Kit foi produzido por especialistas e estudiosos do tema e de entidades LGBT como a ABGLT. O KIT é um programa para capacitação de professores e combate a violência e a homofobia nas escolas.  Esperamos que logo o KIT seja distribuído de imediato após ajustes, que não o descaracterizem, já que sua produção foi acompanhada pela sociedade civil, e aprovada tanto pelo MEC como pelo Ministério da Justiça. A pressão de grupos reacionários, que tentaram confundir a sociedade brasileira com manipulações grosserias contra o programa, é uma ameaça ao Brasil.  

CMP RJ 
GT de Saúde e Setorial LGBT RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário