segunda-feira, 21 de março de 2011

O Rio Não é Guantanamo - Atos Contra prisões no Rio - Manifestantes tem a cabeça raspada


Manifestantes contra Obama têm cabeça raspada no presídio 

Grupo que está em Ary Franco foi obrigado a raspar a cabeça, como em Guantánamo. Senhora de 69 anos também foi presa


Ato Contra as prisões no Rio






Hoje 20/3 durante no ato contra a presença do Obama decidimos convocar para amanhã, segunda-feira, uma manifestação em frente à faculdade de Letras no Fundão. O estudante de Letras da UFRJ Gabriel Melo que constrói o DCE Mário Prata está preso em Água Santa. Ele foi um dos 13 presos políticos do Governo Dilma e Cabral. Ele e outras 12 pessoas foram presas sem nenhuma prova, somente por estarem presentes na manifestação. Até agora a justiça negou o habeas corpus. 


Vários direitos estão sendo violados. Os trabalhadores e estudantes presos passaram até pela humilhação de ter seus cabelos raspados. Essa tentativa de desmoralizá-los deve ser respondida com muita solidariedade e apoio de todos os estudantes. 


Sabemos que se não respondermos a altura os últimos acontecimentos os governos poderão se utilizar desses métodos truculentos outras vezes.


Chamamos todos para o ato contra a repressão, por livre expressão e pela liberdade imediata dos 13 presos políticos! 


Seguiremos denuciando os motivos da vinda do Obama no Brasil. Não à entrega do nosso petróleo! Não à intervenção imperialista na Líbia! Fora tropas americanas do Afeganistão e do Iraque! 
 
Ato 11h em frente a Faculdade de Letras UFRJ!


E mais tarde...
17h - Iremos lavar a frente do Teatro Municipal! 
Nosso território de lutas pelas Diretas já, contra a ditadura, pelo Fora Collor, pelo Passe-livre etc não pode ficar sujo com o sangue dos iraquianos, dos afegãos, da falta de democracia do Império Americano com a presença infeliz de Obama ali, que segue nas suas guerras por lucro e petróleo. Levem suas vassouras e sabão em pó! Vamos fazer mais esse ato simbólico de protesto!


Natália Russo
DCE Mário Prata UFRJ
Juventude do PSTU
Tel: 94618332

Situação dos presos é Absurda !!!


•  Da Pagina do PSTU :
Na sexta-feira, 18, após um protesto em frente ao Consulado dos Estados Unidos, 13 pessoas foram presas. Depois de passar a noite na cadeia, nove homens foram levados aos presídios de Ary Franco, onde foram obrigados a raspar a cabeça.

A imagem lembra as fotos dos presos políticos em Guantánamo, base norte-americana em Cuba, marcada pelo absoluto desrespeito aos Direitos Humanos. “Estamos vendo a situação se repetir aqui no Rio. Por causa da vinda de Obama, inocentes estão presos desde sexta-feira. São os presos políticos de Cabral e Dilma”, protesta Cyro Garcia, presidente do PSTU, partido que tem 10 militantes nos presídios.

“O que está acontecendo é simplesmente inacreditável. Não vejo porque eles continuam presos”, afirma Aderson Bussinger, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, que acompanha o caso. De fato, é difícil supor que o menor J. , de 16 anos, ainda permaneça em um Centro de Triagem, na Ilha do Governador. Ou encontrar os motivos que fizeram o juiz de plantão considerar que Maria de Lourdes Pereira da Silva, de 69 anos signifique uma ameaça ao presidente dos Estados Unidos e sua comitiva.



Leia Mais em www.pstu.org.br 


Fotos dos Presos





2 comentários:

  1. Enquanto estudante e brasileira - não sei afirmar até que ponto, isso deve ser entendido como algo louvável - devo afirmar que tô puta com isso, puta com esse Presidente que não é o dono do mundo, que não é e, tampouco, será o homem que vai mudar o curso das coisas por aqui. Sabemos exatamente o que ele e toda sua corja predatória quer, cambada de sangue suga do inferno!

    ResponderExcluir
  2. Que fique aqui registrado a minha indignação, pela prisão dessas pessoas.Gabriel me orgulho de vc e de todos que ali estavam, estou aqui acompanhando todas as informações, se preciso for estaremos juntos em qualquer manifestação.Meu e-mail marcia.de.medeiros@hotmail.com aguardo ansiosa por notícias verdadeiras.

    ResponderExcluir