terça-feira, 22 de março de 2011

22 de Março Dia Mundial da Água


                       
                        Dia Mundial da Água

O acesso à água potável ainda é um desafio diário para grande parte das populações do mundo.

A CMP RJ celebra com vocês o dia mundial da água comemorado neste 22 de Março. A  crise do  abastecimento de água  tem condenado populações inteiras a seca causando morte e destruição. E em muitas regiões a ameaça de conflitos, na disputa dos recursos hídricos. Um dos maiores problemas tem sido a grande exploração das terras pela monocultura agrícola, por projetos internacionais, grandes industrias poluidoras, em países da África e América Latina e Asia, para garantir fornecimento de alimentos para os mercados Europeu, dos Estados Unidos e Japão, além de mega projetos que causam  contaminação, chuva acída, a destruição florestal, são outra ameaça á agua doce, que é de apenas 3% entre as reservas plentárias: mares geleiras, lagos e reservas subterranêas. A destruição dos ecosistemas é uma ameaça  permanente, o que pode causar miséria e porbreza em regiões do planeta, ameaçando a PAZ nas áreas afetadas pela  desertificação e contaminação da água.  O crescimento populacional  urbano, a pressão por mais alimentos, e a falta de planejamento participativo em temas como: ampliação de redes de água tratada e esgoto, a questão de resíduos sólidos, reciclagem, o lixo, as doenças trasmitidas pela água, a geração de energia a parti dos esgoto (biodigestores), tatamento da água , projetos de reuso de água, campanhas de defesa do meio ambiente, em defesa da água, do saneamento ambiental para as comunidades. ; são alguns dos grande desafios que devemos enfrentar juntos na defesa dos recursos hídricos planetários.
Nas comunidades com participação popular poderemos enfrentar A CRISE DA ÁGUA.

Água: Crise Mundial  


Apesar das inúmeras fontes naturais de água no mundo --rios e lagos, em geleiras e aquíferos, chuva e neve--, a quantidade de água que diferentes países conseguem extrair para fornecer a seus cidadãos varia bastante.

Um estudo da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) identificou países onde a demanda por água excede a oferta natural do recurso. Segundo a organização, essas nações fazem maior pressão sobre as fontes de água doce.


No topo da lista dos que mais utilizam o recurso está a península árabe, onde a demanda por água doce excede em 500% a disponibilidade na região.
Isso significa custos adicionais para que a água seja trazida de fora --por caminhões-pipa ou aquedutos ou por meio da dessalinização.
Países como o Paquistão, o Uzbequistão e o Tadjiquistão também estão muito próximos de utilizar 100% de sua oferta de água doce, assim como o Irã, que usa 70% de seus recursos hídricos.


De acordo com os dados da FAO, o norte da África é outra área sob pressão, em que a Líbia e o Egito particularmente são afetados. A região possui somente metade da água doce que os países consomem.


ÁGUA DOCE


Mas a maior pressão sobre as fontes de água doce não está necessariamente nos lugares mais secos, e sim em regiões com o maior percentual da população global.


O sul da Ásia, por exemplo, consome quase 57% de sua água doce, mas abriga quase um terço da população mundial. Situações que alterem a distribuição de água nessa região --causadas por mudanças climáticas, pelo aumento do número de terras irrigadas ou pelo aumento do uso geral de água-- ameaçam a vida de bilhões.

No leste da Ásia o consumo proporcional é menor --os países da região usam em média apenas 20% das suas reservas hídricas. No entanto, um terço da população do mundo vive ali.


O Brasil consome 0,72% da sua água doce renovável ou 331,48 metros cúbicos por habitante a cada ano, segundo a FAO. No entanto, 0,4% são exclusivos para a agricultura.


Dados BBC Brasil  & Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário