quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Moradores da Favela do Metrô resistem a remoção

Assembléia de Moradores da Favela do Metrô rejeita remoção

Com uma praça lotada os moradores da Favela do Metrô na Zona Norte do Rio de Janeiro rejeitaram a tentativa da prefeitura de remoção sem a garantia de seus direitos de moradores da região próximo ao Maracanã que serão impactados pelas obras da copa de 2014. As comunidades querem participar das decisões e serem ouvidas. Os moradores seriam relocados em Cosmos e Marechal Hermes, bairros distantes de suas vidas, da cultura, amigos, familiares,  trabalho e saúde. Próximo a região existem terrenos e prédios públicos.
Com  a presença de lideranças comunitárias e da Defensoria Pública do estado do Rio, Bento Rubião, Conselho Popular,  Assembléia Popular, FIST, FAM Rio e CMP RJ.  Famílias inteiras, pessoas, comerciantes locais, lotaram e participaram dos debates rejeitando qualquer tentativa de remoção sem a garantia de seus direitos.
Foram relatados vários outros casos de ameaças de remoções na cidade e as experiências de luta.
Com a palavra os moradores, que denunciaram ameaças e ataques a suas casas.
Uma comissão foi eleita pela assembléia (a associação de moradores da favela foi extinta). para construir propostas a serem levadas a Prefeitura da Cidade e seguir na luta pelos direitos, para que possam ter suas revindicações respeitados. 
A Comunidade participará da Marcha do Gríto dos Excluidos 2010, na Presidente Vargas com Uruguaiana
 dia 7 de setembo às 9 horas.
Continuaremos a cobertura e no apoio nas lutas da Comunidade da Favela do Metrô.

CMP RJ

6 comentários:

  1. Pois é, acho que vou colocar uma barraca la na praça de Ipanema e se tentarem me retirar vou revindicar meu direito de morar perto da praia e só vou sair de lá se se me derem um apartamento nas redondezas. Fala SÉRIO!!!!! Quer morar? Compra um imóvel e paga IPTU (sabe o que é isso?)

    ResponderExcluir
  2. Ninguém está ali pedindo nada. É direito, está na lei. Aquela comunidade está ali a anos. Sua comparação é ridícula. Procure se informar antes de ficar fazendo piadinha com a desgraça dos outros.

    ResponderExcluir
  3. é que na comunidade do metrô mangueira , estão querendo tirar nós daqui , mais eles não dão nenhuma alternativa , eles estão pensando que as pessoas aquii são que neh lixo .

    mais eles esta enganados pq enquanto ouver leii ninguem sai daquii ,

    e se eles quizer tirar nós daqui vai ter que derruba as casas com as pessoas dentro .

    ResponderExcluir
  4. OQUE PODEMOS FAZE E SO REUNI COTRA ESTA INCOMPETENSI DO NOSO GOVERNO

    ResponderExcluir
  5. wall do metrõ.......quando a pessoa ñ e informado, e nem conhece nem uma lei e mesmo ignorante.se informe depois coloque sua opiniaõ anõnimo primeiro

    ResponderExcluir
  6. FAZER COMENTÁRIO SARCASTICO DA DESGRAÇA ALHEIA É FACIL,QUERIA VER SE FOSSE COM VOCES.
    O PAÍS É MUITO RICO TEM CONDIÇÕES DE DAR CASA PRA QUEM TEM DIREITO.SAIR DAQUI SÓ COM GARANTIA.
    PASSAR BEM!!!

    ResponderExcluir